Notícias

Voltar

Sociedade Brasileira de Cancerologia emite nota de repúdio

4 de junho de 2021

NOTA DE REPÚDIO

A Sociedade Brasileira de Cancerologia manifesta seu repúdio ao tratamento dispensado à sua Vice Presidente Dra. Nise Hitomi Yamaguchi em sua participação, no dia 1° de junho de 2021, como convidada em audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito, conduzida pelo Senado Federal.

Por certo esse tratamento desrespeitoso por parte de alguns dos Senadores contraria um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, descrito no artigo 1°, inciso III, da CF/88, bem como afronta as cláusulas pétreas esculpidas nos incisos IV, VIII e IX do artigo 5° de nossa Carta Magna, ademais ofende as prerrogativas de todos os médicos conforme preceituam os artigos e incisos do código de ética médica, resolução CFM 2.217/2018.

A Vice Presidente da SBC, Dra. Nise Hitomi Yamaguchi é profissional da medicina altamente qualificada, amplamente conhecida e respeitada e detentora de distinto currículo científico, tendo participado da sessão referida voluntariamente, com o intuito exclusivamente de prestar à população brasileira relevantes esclarecimentos científicos relacionados à pandemia em curso, sem juízo de valor ou inclinação política, mantendo-se a todo o tempo distinto comportamento, tal qual é inerente à sua pessoa; entretanto, restou claro o ambiente hostil provocado por alguns dos Exmos Senadores da República com suas falas e diversas intervenções.

Fica publicamente registrado o completo repúdio da Sociedade Brasileira de Cancerologia aos atos ofensores de desagravo a integridade profissional, emocional e psicológica assim como o desrespeito à dignidade da pessoa humana, valor constitucional supremo e qualidade intrínseca a todo ser humano.

Salvador, 04 de junho de 2021.

Dr. Ricardo César Pinto Antunes
Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia

Vice-presidentes
Dr. Luis Eduardo Werneck de Carvalho
Dra. Nise Hitomi Yamaguchi
Dr. Antônio André Magoulas Perdicaris
Dr. Luiz Antonio Negrão Dias
Dr. José Getúlio Martins Segalla

Secretário Geral
Dr. Alex Guedes

Secretários Adjuntos
Dra. Carla Ismael
Dr. José Ulisses Manzzini Calegaro

Tesoureiro Geral
Dr. Robson Freitas de Moura

Tesoureira Adjunta
Dra. Virgílina Guimarães Fahel

Coordenador de Oncologia Clínica
Dr. Hézio Jadir Fernandes Jr

Assessoria Jurídica
Dr. Marcelo d’Almeida Monteiro
Dr.
José Jaime do Valle