Notícias

Voltar

Cerimônia de Instituição do Prêmio Ricardo Boechat

18 de abril de 2019

Prêmio Ricardo Boechat, de combate ao câncer, une os talentos premiados de Ruy Ohtake e Ricardo Boechat

No próximo dia 26 de abril, em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, será instituída oficialmente a criação do Prêmio Ricardo Boechat, que consagra a todos que lutam no combate ao câncer no país. O prêmio é dividido nas categorias comunicação, médico, instituição de saúde e gestor e foi criado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia sob comando de Ricardo Antunes, seu presidente.

Em um inusitado e feliz encontro, o prêmio traz a marca do conceituado jornalista Boechat, premiado dezenas de vezes por seu impecável trabalho, e a genialidade de Ruy Ohtake, renomado arquiteto e designer brasileiro, com mais de 300 obras pelo país e pelo mundo, que fará o desenho do troféu.

O arquiteto disse que ficou lisonjeado de participar de um projeto tão nobre, onde está doando seu trabalho para uma justa homenagem a Boechat e às pessoas que estão lutando para diminuir os números alarmantes do câncer no país.

Ohtake acredita na comunhão de esforços para resolver esse grave problema de saúde pública, que é o câncer no país.

Formatação de um projeto

O arquiteto pretende levar uma primeira apresentação de sua obra, que terá a marca de Ricardo Boechat e sua assinatura, no evento na Assembleia Legislativa.

Aos 80 anos, trabalhando as 9h00 da manhã às 21h00, Ohtake mantém sua rotina, pensando em um esboço do prêmio, que possa traduzir pela arte a intenção do projeto. Ele confia muito na intuição, onde se inicia o processo criativo. “Minha intuição criativa é muito forte e aprendi a respeitá-la muito. Fui adquirindo essa prática com o tempo e ela me ajuda em minhas criações. Ela vem à mente. Não tem hora certa. A intuição aparece de repente e é imprevisível”, explica.

 

Ouvinte de Boechat

“Sou um antigo ouvinte e admirador do trabalho desse competente jornalista. Ele era interessante até quando gargalhava no quadro com o José Simão, na rádio Band News. Ou mesmo quando fazia críticas duras e destemidas a políticos e governo. Acho que o Ricardo Boechat falava por todos nós, brasileiros. Era a nossa voz”, destaca o arquiteto.

Ruy Ohtake quer traduzir nesse desenho do prêmio toda essa energia e senso de justiça do jornalista e trazer um trabalho impecável. ”Estou fazendo esse esforço. Ele merece essa homenagem”.

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Ricardo Antunes, explica que o prêmio criado pela entidade pretende perpetuar a memória do jornalista e homenageá-lo a cada edição, lembrando que Boechat foi um importante defensor da causa do câncer no país.

 

Convite

Cerimônia de Instituição do Prêmio Ricardo Boechat

Dia 26 de abril, 10h30, no Auditório Teotônio Vilela- Assembleia Legislativa de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, 201- São Paulo

 

Credenciamento de imprensa

Para cobertura do evento, o credenciamento deve ser feito no e-mail contato@matsudapressbrasil.com